segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Unesco escolhe o fado, de Portugal, como Património Imaterial da Humanidade

Estilo musical português foi eleito, neste domingo, pelo Comité da agência para integrar a lista de patrimónios mundiais.
Ana Sofia Varela. Foto: Unesco
Susete Sampaio, da Rádio ONU em Lyon.
O Fado já é património mundial à luz da Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco. A canção popular urbana de Portugal foi a última candidatura a ser analisada neste domingo pelo Comité Intergovernamental de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco.
Na sexta-edição do Comité, este ano em Bali, na Indonésia, o estilo arrecadou a unanimidade de votos do júri.
Património imaterial
Ao longo de uma semana, que termina nesta terça-feira, o júri composto de representantes de 24 países membros do Comité, escolheu entre mais de 80 candidaturas as práticas e expressões transmitidas, de geração em geração, e dignas de figurar na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial.
Em comunicado publicado pela Unesco depois da eleição, o fado pode traduzir-se numa “síntese multicultural da música afro-brasileira, de géneros locais de música e dança, música rural e padrões musicais urbanos do início do século 19.”
Tipicamente português, o Fado – um estilo saudosista cantado nos bairros lisboetas e muito conhecido pelos estudantes de Coimbra – vê-se assim reconhecido a nível mundial.
Regras
Uma projeção que lhe vale mérito, mas também um conjunto de regras a respeitar. Depois da eleição, a Unesco estabelece uma série de regras a cumprir pelos novos membros do património mundial. Uma ajuda financeira será atribuída a atividades de salvaguarda, assim como vão ser examinados os primeiros relatórios periódicos dos Estados que vão pôr em prática a Convenção.
Também neste domingo, foram aceites para a lista da Unesco a candidatura conjunta das comunidades Sénoufo do Mali e do Burkina Fasso, assim como a música mexicana dos Mariachi, esta última com direito a uma atuação para comemorar. Só podiam propor elementos nacionais para as listas do Património Cultural as nações com pertença ao grupo dos 137 países que ratificaram a Convenção para Salvaguarda do Património Imaterial, adotada pela Unesco em 2003.
Cantora Kátia Guerreiro. Foto: Unesco.
Brasil
Na mesma semana, foi distinguido para a lista do Património Imaterial de Salvaguarda de Urgência o Yaokwa, um ritual da tribo Enawene Nawe, instalada no sul da Amazónia e associado à manutenção da ordem social e cósmica. Este rito e a biodiversidade local que celebra, representam, segundo a Unesco, “um ecossistema delicado e frágil cuja continuidade depende diretamente da salvaguarda”.
Ouvir e ler aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário